O Procon Assembleia, serviço de orientação e defesa dos direitos do consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), completa nesta segunda-feira (24) 11 anos de atuação no Estado. Neste período, a instituição já atendeu mais de 40 mil pessoas, entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços.
Com o passar do tempo, os atendimentos ganharam formas. Do tradicional recebimento do cidadão na sede do Procon Assembleia, a migração para as plataformas virtuais, como site e atendimento via mensagem de texto instantânea, por onde é possível compartilhar fotos e vídeos para facilitar a viabilização de acordos e solução de problemas.
Por várias vezes, o professor Antônio Vieira buscou auxílio no Procon Assembleia. Cobranças indevidas por instituições bancárias motivaram o servidor público a se deslocar até a sede, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, como forma de confiança aos serviços prestados.
“No Procon [Assembleia], consigo resolver esses problemas. Sou sempre bem atendido pelos funcionários e saio muito tranquilo”, contou Vieira.
O Procon Assembleia promove atividades externas para fornecedores de produtos e serviços, como palestras, adesivação, panfletagem e o fortalecimento de campanhas em datas comemorativas comerciais, a exemplo da Páscoa e Natal, e material escolar com divulgação de levantamento de preços de produtos e publicitação no site do Poder Legislativo (al.rr.leg.br/procon).
Neste ano, a novidade foi a distribuição de material com QR Code de acesso direto ao exemplar virtual do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990), iniciado no dia 15 de março, data em que se comemora o Dia do Consumidor no Brasil. Pelo celular, ao direcionar a câmera, o cidadão tem o CDC na palma da mão.
A presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres (Republicanos), acompanhou toda a evolução desde o início, tendo sido servidora da instituição. Para ela, ver a importância e a abrangência do Procon do Poder Legislativo para a sociedade é gratificante.
“Estamos fazendo um trabalho diferenciado, não só de estar ali no órgão para atender ao consumidor. Estamos nas ruas, em cada campanha vamos a lugares diferentes, a exemplo do último mês, em que estivemos em peso nos supermercados”, frisou.
Ela lembra que antes do Procon Assembleia, as pessoas recorriam direto à Justiça em busca da solução de problemas. “A gente consegue diminuir as demandas do Judiciário e as chances do consumidor ser lesado”, complementou a parlamentar.
As atividades são direcionadas para uma relação de consumo saudável, conforme destacou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral. “Trabalhamos sempre para que haja um relacionamento consciente em nosso Estado, divulgando direitos e deveres dos consumidores, palestras e ações informativas para eles e fornecedores, e estamos aqui para manter esse equilíbrio”.
Trabalho documentado
A trajetória do Procon Assembleia foi retratada pela TV Assembleia (57.3) com o documentário “Procon Assembleia – Pioneiro da Defesa do Consumidor”, disponível na página oficial da Assembleia Legislativa no YouTube (@assembleiarr).
No material, o jornalista Willians Dias conta a história do Procon Assembleia como pioneiro na defesa dos direitos do consumidor e dos fornecedores, e de quem acreditou no serviço e teve seus problemas resolvidos de forma rápida e sem burocracia.
O Procon Assembleia possui três formas de atendimento: a presencial, na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, por telefone pelo 95-98402-9465 e pela internet, no al.rr.leg.br/procon/, das 8h às 18h.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Eduardo Andrade/ Marley Lima/ reprodução TV Assembleia
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